Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7306 (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) +55 11 3091-7258 (Biologia Morfofuncional)

Menu
Info ICB de 11 de Junho de 2020

Info ICB de 11 de Junho de 2020


Comunicado à comunidade do ICB
Novas ações para enfrentamento da epidemia do COVID-19

A situação relacionada à COVID-19 contínua complexa e preocupante. A recomendação de isolamento social ainda permanece ativa e continua a ser extremamente importante! No entanto, estamos elaborando um plano de retorno às atividades presenciais, que deverá ser lançado quando possível. Este plano detalhará uma série de condições que deverão ser atingidas para que iniciemos, paulatinamente, o nosso retorno ao ICB. Enquanto isto, pedimos a mais
preciosa atenção de todos para que APENAS os serviços essenciais e as pesquisas diretamente relacionadas à COVID-19 continuem a ser desenvolvidas. Em respeito às determinações da sua instituição e aos seus colegas que abriram mão de seus trabalhos e projetos, NÃO VENHAM AO ICB neste momento!! Caso haja alguma necessidade especial informe e solicite à respectiva chefia de departamento autorização para trabalho EVENTUAL e EMERGENCIAL! NÃO É PERMITIDO que docentes, técnicos de laboratório, alunos de pós-graduação, ICs ou pós-docs que não estejam trabalhando diretamente em pesquisas sobre a COVID-19 frequentem o ICB, a não ser para
manutenção de serviços essenciais, e estes deverão ser comunicados e ter anuência da chefia do departamento.

Para aqueles que necessitem frequentar o ICB, reforçamos que sigam todas as recomendações que retransmitimos abaixo:

• O USO DE MÁSCARA, ASSIM COMO O DISTANCIAMENTO SOCIAL, É OBRIGATÓRIO EM TODAS AS ÁREAS DO ICB, EM TEMPO INTEGRAL! EVITEM AGLOMERAÇÕES!!

• Toda e qualquer pessoa com sintomas de infecção respiratória não deverá frequentar a instituição e permanecer em isolamento voluntário por pelo menos 14 dias e até que todos os sintomas desapareçam.

• Procurem tomar medidas para evitar o contato pessoal, adotem com rigor medidas de higiene, sobretudo, após chegarem ao laboratório. Já estão disponíveis recipientes com álcool gel nas áreas de maior circulação no ICB. Recomendamos que os chefes de laboratório providenciem o mesmo para seus grupos. Lavem as mãos com frequência, particularmente aqueles que usarem o sistema de transporte público e mesmo após circularem na USP.

A diretoria e assistência administrativa do ICB trabalharão com os setores terceirizados do ICB (limpeza e vigilância) para que os serviços tenham continuidade sem que os funcionários sejam expostos a riscos.

Essas medidas valem até que novas informações/recomendações sejam divulgadas pela diretoria.

Por fim, em mais alguns dias (durante o mês de junho) será oferecido a todos no ICB a realização de um teste sorológico desenvolvido na instituição como parte de um trabalho de pesquisa.

Esse teste indicará, pela medida de anticorpos específicos no sangue, quem teve exposição ao vírus e montou imunidade (IgG) e quem estaria em fase de infecção aguda (IgA). A partir da realização desse teste cada pessoa poderá ter uma noção de seu status imunológico frente à infecção e auxiliará a instituição a planejar de forma segura e gradual o retorno às atividades presenciais.

Diretoria do ICB, 11/06/2020