Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7306 (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) +55 11 3091-7258 (Biologia Morfofuncional)

Menu
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE

Programa PAE tem por objetivo o aprimoramento da formação do pós-graduando para as atividades didáticas de graduação e, integralmente realizado na Universidade de São Paulo.

O Programa PAE é composto de duas etapas, sendo a primeira “Etapa de Preparação Pedagógica”, requisito da segunda, “Estágio Supervisionado em Docência”.  Etapa de Preparação Pedagógica no ICB consiste na realização, prévia ou concomitante, de uma disciplina pertencente ao elenco de disciplinas de cunho pedagógico, reconhecido pela Coordenação do Programa PAE.  Esta primeira fase poderá ser realizada em outros Programas de Pós-Graduação da USP, desde que, reconhecida formalmente pela Coordenação do Programa PAE.

Caso a disciplina ou atividade de Etapa de Preparação Pedagógica tenha sido realizada em Programas não pertencentes ao ICB, caberá à CPG da Unidade de Ensino onde foi realizada a atividade, emitir um comprovante explicitando que a mesma faz parte das atividades de Preparação Pedagógica previstas para o Programa PAE dessa Unidade.

 Etapa de Preparação Pedagógica no ICB/USP

  • Realização de uma disciplina pertencente ao elenco autorizado pelo Programa PAE.
  • As matriculas deverão ser realizadas no Sistema Janus, no período de matricula regular fixado pela USP.
  • A Preparação Pedagógica deverá ser realizada previamente ou concomitante ao Estágio Supervisionado.
  • A etapa de preparação pedagógica poderá ser realizada em outros Programas oferecida pela USP e reconhecida pela Comissão Coordenadora do PAE. Não serão aceitas atividades realizadas fora da Universidade de São Paulo.

Elenco das Disciplinas Preparatórias para o Estágio PAE:

– BMA.5892 – Perspectivas do Ensino nas Áreas Morfológicas.

– BMH.5752 – Fundamentos em Biologia Tecidual.

– BMH.5747 – Tópicos Avançados de Biologia Celular e Tecidual I

– BMH.5749 – Tópicos Avançados de BiologiaCelular e Tecidual II.

– ICB.5700 – Estratégias Pedagógicas no Ensino em Ciências Biomédicas.

– ICB.5702 – Bases Moleculares das Funções Celulares.

Estágio Supervisionado de Docência

Periodicidade: O Programa PAE tem periodicidade semestral, sendo o primeiro semestre de fevereiro a junho e o segundo semestre de julho a novembro.

Carga Horária Máxima Semanal: o estagiário não poderá ultrapassar o limite de 6 horas semanais de atividade PAE.

Atividades: É permitido ao estagiário, sob a supervisão do docente responsável, participar de seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos, bem como organizar e participar de plantões para elucidar dúvidas e aplicar provas e exercícios, estando terminantemente vedado substituir o docente nas aulas teóricas.

Bolsistas FAPESP: deverão apresentar autorização da Agência para participar do Estágio Supervisionado em Docência, independente da participação com ou sem auxílio financeiro.

Relatório Final: Ao encerramento das atividades do estágio propriamente dito, todos os estagiários, bolsistas ou não, e seus respectivos supervisores deverão encaminhar, obrigatoriamente, os relatórios finais à Coordenação do Programa PAE do Departamento onde foi realizado o estágio. Se o relatório for reprovado ele não terá direito ao certificado do PAE. Caso seja bolsista CAPES terá que repetir a atividade, sem remuneração, para cumprir as exigências desta agência.

Renovação de estágio: O aluno poderá pleitear a renovação do período de Estágio, desde que, em outra disciplina de graduação. O aluno que já tenha obtido auxílio financeiro do Programa PAE em duas oportunidades, poderá realizar o estágio somente como Voluntário sem remuneração.

Estágio voluntário: Os alunos que tenham as suas inscrições deferidas pela Comissão Coordenadora do Programa PAE, porém não tenham sido indicados para perceberem o auxílio financeiro, poderão realizar o estágio na qualidade de Estágio Voluntário. Assim, o interessado deverá requerer formalmente a participação voluntária à Comissão do Programa PAE, dentro do prazo por ela fixada.

Certificado do estágio: Os Estagiários remunerados e/ou voluntários que tenham os seus relatórios finais aprovados, terão direito a Certificado de participação no Programa PAE, emitido pela Coordenação Central do Programa PAE. Os estagiários em situação de renovação, terão direito a uma Declaração emitida pela Comissão do Programa PAE.