- Home
- área para alunos
- Bolsas de pós-graduação
SOBRE BOLSAS NO PROGRAMA
O Programa de Pós- Graduação em Biologia de Sistemas tem conceito cinco na CAPES, o que permite que o Programa atribua bolsas aos alunos de Mestrado e Doutorado. O número de bolsas é informado pela Pró- Reitoria de Pós- Graduação USP anualmente, podendo aumentar ou diminuir de acordo com o orçamento das agências de fomento.
As bolsas são administradas pelo Programa e devem ser anualmente renovadas. Sendo assim, tanto para a concessão quanto para a renovação das bolsas, o Programa considera os critérios abaixo listados.
CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS
Serão elegíveis para bolsa CAPES Institucional somente os alunos que tiverem solicitado previamente bolsa à FAPESP.
A concessão de uma bolsa é feita no momento em que há disponibilidade dentro da cota do Programa, considerando, na ordem em que se apresentam:
1) Critério de “antiguidade” do Pós-Graduando no Programa de Biologia de Sistemas
2) Pontuação total do aluno, obtida a partir dos vários quesitos que integram o Exame de Seleção (vide normas de Exame de Ingresso).
No caso de empate entre alunos quanto aos ítens anteriores, um terceiro critério será utilizado como fator de desempate:
3) Data do pedido de Bolsa à FAPESP (a julgar pelo Protocolo de Entrega).
CRITÉRIOS PARA RENOVAÇÃO ANUAL DE BOLSAS
Para CAPES e CNPq, a renovação das bolsas deve ser anual, não é automática, e deve obedecer aos seguintes critérios estabelecidos pelo Programa:
- desempenho do aluno, verificado nos relatórios individuais e anuais do Programa;
- participação em atividades organizadas pelo Programa de Pós- Graduação: semana de recepção, reuniões, assembleias e Retiro, por exemplo, (caso o aluno não possa participar deverá apresentar justificativa);
- participação dos orientadores em atividades do Programa (ministrar disciplinas, inclusive) e colaboração para a coleta de informações para o relatório anual CAPES, principalmente por meio de atualização frequente em bases de dados.