Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7258

Menu
Procedimentos

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE SISTEMAS– ICB/USP

 INSTRUÇÕES PARA NORMATIZAÇÃO TÉCNICA E DEPÓSITO DIGITAL DA TESE/DISSERTAÇÃO

 

ATENÇÃO:

 Ressaltamos a importância da realização do depósito com ANTECEDÊNCIA, pois se houver algum documento errado ou erro no cadastro das informações, o depósito será devolvido para ajustes, e é preciso ter TEMPO para as devidas correções. O aluno SÓ poderá realizar essas correções se estiver DENTRO do prazo máximo para depósito. Se o aluno não realizar os ajustes dentro do prazo regimental, O DEPÓSITO E O TRABALHO SERÃO INVALIDADOS.

A entrega de documentos e da composição da Comissão Julgadora deve ser realizada observando-se o calendário de reuniões da CCP e CPG, conforme instruções abaixo:

 

  1.  Enviar a Sugestão de Banca para aprovação na CCP/BioS: Até às 15h00 da data de fechamento de pauta da CCP/BioS, o aluno deverá enviar por email para a secretaria do Programa ([email protected]) o formulário de Composição de Comissão Julgadora preenchido.
  2. A banca será aprovada na reunião da CCP/BioS e, em seguida, será devolvida pela secretaria ao aluno e ao orientador juntamente com uma Declaração de dispensa da entrega da versão impressa, que devem ser anexados no Sistemas Janus no depósito online.
  3.  Depósito Digital no Janus: De posse da banca aprovada e da Declaração enviadas pela secretaria do Programa, até a data de fechamento de pauta da reunião da CPG/ICB, o aluno deverá realizar o depósito digital no Sistema Janus através do Menu > Aluno regular > Depósito.
  4.  Assim que o aluno fizer o depósito no Sistemas Janus, deve enviar para [email protected] o(s) pdf(s) da tese/dissertação integral e parcial (se for o caso). Após esses procedimentos, os documentos serão analisados e homologados pelo Serviço de Pós-Graduação e, caso haja algum documento em desacordo,  o aluno receberá e-mail solicitando a correção, por isso é importante que não faça o depósito na última data do seu prazo no Janus. Pedimos que leiam as Orientações do Depósito Digital da CPG/ICB. Da mesma forma, se a secretaria do Programa não receber os arquivos da tese/dissertação não poderá inserir no Sistema os nomes dos membros da banca para finalizar todo o processo de depósito.

 

Instruções gerais:

  1. O aluno deve procurar as Secretarias do Programa se tiver dúvidas sobre a qual regimento pertence, quais datas deve seguir para aprovação da sugestão de Comissão Julgadora, sobre o depósito, etc.
  2. Recomendamos que a sugestão da Comissão Julgadora seja encaminhada previamente às Secretárias do Programa para verificar se as indicações estão de acordo com as regras.
  3. A tese/dissertação será disponibilizada na Biblioteca Digital da USP. Caso o aluno tenha dados não publicados, que não queira disponibilizar publicamente por um tempo limitado (2 anos), pode-se disponibilizar a versão parcial da tese/dissertação. Esta é a versão que carece de figuras ou resultados que possam entrar em conflito de copyright com futuras publicações (deve conter página de rosto, resumo, abstract, introdução, conclusão e referências, sem indicação de paginação). Em hipótese alguma deve-se entregar a tese/dissertação PARCIAL para a Comissão Julgadora.
  4. A defesa do Título deverá ser realizada no máximo em 90 dias a partir da data da aprovação da Comissão Julgadora pela CPG/ICB.
  5. A programação do dia da defesa deve sempre respeitar o prazo mínimo de 15 dias entre a data que o aluno comunica o agendamento da banca ao Serviço de Pós-Graduação do ICB e a data da defesa.
  6. O tempo para apresentação da defesa de tese/dissertação é de no máximo 30 minutos, não havendo tempo mínimo.
  7. O prazo de 60 dias para correção da tese/dissertação após a defesa refere-se ao tempo para correção de aspectos de formato (apenas!) indicados pela banca – nada pode ser modificado em conteúdo.
  8. Sigam as Orientações do Depósito Digital da CPG/ICB.

 

**Atenção!!! Em momento de pandemia, as defesas estão sendo realizadas em formato remoto. Em formato presencial, deve-se considerar que o anfiteatro disponível para Defesas no Setor Acadêmico – Prédio Biomédicas III, tem espaço restrito.

 

 

TERMINEI DE ESCREVER MINHA TESE/DISSERTAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?

 

  1. NORMATIZAÇÃO TÉCNICA DA DISSERTAÇÃO/TESE
1. No site da Biblioteca:

a) acessar em http://www.icb.usp.br/~sbibicb/, consultar o tutorial e aplicar diretrizes de normatização de trabalhos acadêmicos;

Observação: Alunos, professores e colaboradores da USP agora podem BUSCAR, VISUALIZAR e CONSULTAR as normas ABNT NBR GRATUITAMENTE no celular ou tablet pelo App Target GEDWeb

 

b) o trabalho final ficará com a seguinte estrutura:

1)      Falsa Página de rosto

2)      Página de rosto (página número 1 – não aparece o número de página)

3)      Ficha catalográfica emitida no link http://www.icb.usp.br/~sbibicb/ficha.php ): acessar “Ficha Catalográfica”, preencher o formulário e enviar para gerar a ficha catalográfica, a ficha poderá ser gerada quantas vezes forem necessárias, em caso de erros. (página número 2 – não aparece o número de página) obrigatório

4)      Formulário para assinatura da Comissão Julgadora ME e DO (modelo disponível no site do Programa (não aparece número de página) obrigatório

5)      Incluir a imagem do Parecer da Comissão de ética (humana ou animal) ou do Certificado de Isenção (não aparece o número da página) obrigatório

6)      Folha de dedicatória (opcional)

7)      Folha de agradecimentos (opcional)

8)      Folha de agradecimento às agências de fomento –  obrigatório

 

CAPES (Portaria nº 206, de 04/09/2018):

Deverão ser usadas as seguintes expressões no idioma do trabalho:

Em português: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”

Em inglês: “This study was supported in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001

 

FAPESP

Além do nome da FAPESP, os pesquisadores apoiados deverão indicar em cada publicação o número do processo a que se refere o apoio de acordo com o seguinte modelo, que inclui o ano, o número do processo e o dígito (processo nº aaaa/nnnnn-d), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os artigos escritos em idioma estrangeiro deverão indicar o apoio da FAPESP em inglês do seguinte modo: grant #aaa/nnnnn-d, São Paulo Research Foundation (FAPESP).

 

9)      Citação (opcional)

10)   Resumo e palavras chaves (no máximo 5) obrigatório

11)      Abstract and keywords.  Antes do corpo do Abstract deverá aparecer obrigatoriamente o título do trabalho, em inglês. obrigatório

12)   Lista de ilustrações (opcional)

13)   Lista de figuras (opcional)

14)   Lista de abreviaturas (opcional)

15)   Lista de símbolos

16)   Lista de gráficos

17)   Lista de siglas

18)   Lista de tabelas

19)   Sumário obrigatório

20)   Introdução (a partir daqui começa a aparecer a numeração das páginas que iniciou a contagem na página de rosto)

21)   Material e Métodos

22)   Resultados e discussão

23)   Conclusão

24)   Referências

25)   Apêndice

26)   Anexos

 

FORMULÁRIOS/DOCUMENTOS QUE DEVO PREPARAR PARA FAZER O DEPÓSITO DIGITAL DA TESE/DISSERTAÇÃO

A partir de Agosto/2021, o depósito das teses/dissertações no ICB/USP passou a ser digital, através de uma nova funcionalidade habilitada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação no Sistema de Pós-Graduação (JANUS), através do Menu  > Aluno regular > Depósito.

Antes de efetuar o depósito digital, o aluno deverá seguir as seguintes instruções:

  •  Enviar a Sugestão de Banca para aprovação na CCP/BioS: Até às 15h00 da data de fechamento de pauta da CCP/BioS, o aluno deverá enviar por email para a secretaria do Programa ([email protected]) o formulário de Composição de Comissão Julgadora preenchido.
  • A banca será aprovada na reunião da CCP/BioS e, em seguida, será devolvida pela secretaria ao aluno e ao orientador juntamente com uma Declaração de dispensa da entrega da versão impressa, que devem ser anexados no Sistemas Janus no depósito online.
  •  Depósito Digital no Janus: De posse da banca aprovada e da Declaração enviadas pela secretaria do Programa, até a data de fechamento de pauta da reunião da CPG/ICB, o aluno deverá realizar o depósito digital no Sistema Janus através do Menu > Aluno regular > Depósito.
  •  Assim que o aluno fizer o depósito no Sistemas Janus, deve enviar para [email protected] o(s) pdf(s) da tese/dissertação integral e parcial (se for o caso). Após esses procedimentos, os documentos serão analisados e homologados pelo Serviço de Pós-Graduação e, caso haja algum documento em desacordo,  o aluno receberá e-mail solicitando a correção, por isso é importante que não faça o depósito na última data do seu prazo no Janus. Pedimos que leiam as Orientações do Depósito Digital da CPG/ICB. Da mesma forma, se a secretaria do Programa não receber os arquivos da tese/dissertação não poderá inserir no Sistema os nomes dos membros da banca para finalizar todo o processo de depósito.

 

Todos os documentos listados abaixo deverão ser anexados pelo aluno através do Depósito Digital no Janus e enviados à Secretaria do Programa pelo e-mail [email protected]

  

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS

1) Arquivo em pdf com a versão final original e integral da tese/dissertação;

2) Caso seja a opção do orientador a manutenção do trabalho em acervo reservado, preparar arquivo em pdf com a versão original e parcial (o arquivo da versão parcial da tese/dissertação deve conter apenas a página de rosto, resumo, abstract, introdução, conclusão e referências, sem indicação de paginação)

3) Arquivo em pdf do formulário de Solicitação para Manutenção da tese/dissertação em acervo reservado (se for opção do orientador)

4) Arquivo em pdf do formulário de Composição de Comissão Julgadora – Alunos do Novo Regulamento JÁ APROVADO PELA CCP/BioS (ME e DO) (regidos pelo Regimento de Pós-Graduação de 27/03/2018). Observação: alunos de normas antigas devem verificar com a secretaria o formulário correto.

5) Arquivo em pdf do formulário de Anuência do Orientador – Depósito da Dissertação/Tese

6) Arquivo em pdf do formulário Termo de Ciência dos Procedimentos para a Correção de Exemplar, após a Defesa

Todos os formulários estão disponíveis em word no site do Programa e deverão ser anexados com as devidas assinaturas.

DEPÓSITO DIGITAL NO JANUS

Para realizar o depósito digital o aluno deverá acessar o Sistema Janus – Menu  > Aluno regular > Depósito.

Seguir o passo a passo no preenchimento, conforme explicações no Manual –  Depósito – Visão do aluno e  Orientações da CPG/ICB.