Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7306 (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) +55 11 3091-7258 (Biologia Morfofuncional)

Menu
Prazos e Créditos

PRAZOS

1 No curso de Mestrado, o prazo para depósito da dissertação é de 30 meses.

2 No curso de Doutorado, para o portador do título de Mestre, o prazo para depósito da tese é de 54 meses.

3 No curso de Doutorado, sem obtenção prévia do título de Mestre (Doutorado Direto), o prazo para depósito da tese é de 66 meses.

 CRÉDITOS MÍNIMOS

1 O estudante de Mestrado deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 96 unidades de crédito, sendo 32 em disciplinas e 64 na dissertação.

2 O estudante de Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 160 unidades de crédito, sendo 24 em disciplinas e 136 na tese.

3 O estudante de Doutorado, sem a obtenção prévia do título de Mestre (Doutorado Direto), deverá integralizar um mínimo de unidades de crédito, da seguinte forma:

– 192 unidades de crédito, sendo 56 em disciplinas e 136 na tese.

 

Disciplinas Obrigatórias

4.1 As disciplinas obrigatórias para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto na área de concentração de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento são:

– BMH5752 (Fundamentos em Biologia Tecidual) ou ICB5702 (Bases Moleculares das Funções Celulares) ou BMH5765 (Fundamentos em Biologia do Desenvolvimento);

– BMH5747 (Tópicos Avançados em Biologia Celular e Tecidual I) ou BMH5749 (Tópicos Avançados em Biologia Celular e Tecidual II) ou BMA 5890 (Tópicos Avançados em Biologia Morfofuncional I) ou BMA 5891 (Tópicos Avançados em Biologia Morfofuncional II).

4.2 As disciplinas obrigatórias para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto na área de concentração de Biologia Morfofuncional são:

– BMA 5890 (Tópicos Avançados em Biologia Morfofuncional I) e BMA 5891 (Tópicos Avançados em Biologia Morfofuncional II).

Créditos Especiais

Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 12, 12, e 24 créditos para os Cursos de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, respectivamente. Tais créditos estão especificados nos itens abaixo:

5.1 No caso de trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese, o número de créditos especiais é igual a 6 (seis). Sendo o(a) estudante co- autor(a), o número de créditos é igual a 2 (dois). No caso de capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a) ou coautor o número de créditos especiais é até 2 (dois).

5.2 No caso de depósito de patentes o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).

5.3 No caso de publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais o número de créditos especiais é igual a 2 (dois).

5.4 No caso de participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o aluno seja o primeiro autor, o número de créditos concedidos é igual a 1 (um) por evento por ano.