Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7306 (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) +55 11 3091-7258 (Biologia Morfofuncional)

Menu
SOBRE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE SISTEMAS

 

Os Programas de Pós- Graduação em Ciências Morfofuncionais e Biologia Celular e Tecidual, sediados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, iniciaram em 2017 o planejamento para fusão de suas atividades, processo que foi concluído e passou a vigorar a partir de Março de 2019.

Desta forma, os dois Programas da Área das Biológicas I da CAPES se uniram e formaram o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE SISTEMAS, com duas Áreas de Concentração: Biologia Morfofuncional e Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento.

Esta decisão teve como base diferentes aspectos que incluem: o perfil muito semelhante de ambos os PPGs; o quadro atual de distribuição e produção dos orientadores; as perspectivas de atividades dentro de nossas competências, o financiamento e titulação entre cinco e dez anos, e, sobretudo o fato de considerarmos que os egressos devem ter um perfil mais forte e competitivo no mercado de trabalho. Observamos que nossos esforços podem ser somados e ter um efeito sinérgico, se trabalhados em conjunto, e não isoladamente. Dessa forma, entendemos que a fusão deverá ser benéfica a todos: Estudantes, Orientadores e Instituição.

Assim, o objetivo do Programa de Biologia de Sistemas é aprofundar o conhecimento na área da Morfologia, procurando integrar de maneira dinâmica o conhecimento de todas as suas subáreas: Biologia do Desenvolvimento, Biologia Celular, Biologia Tecidual e Anatomia Funcional. Acreditamos que a integração entre os vários ramos da Morfologia, além de permitir uma formação mais ampla e sólida aos nossos estudantes, permitirá que o intercâmbio das atividades científicas por parte dos docentes-pesquisadores ocorra com maior facilidade, estimulando a produção de trabalhos mais completos e, por consequência, mais competitivos.