Pós-Graduação em Biologia de Sistemas

+55 11 3091-7306 (Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento) +55 11 3091-7258 (Biologia Morfofuncional)

Menu
PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

1 – Proficiência em Inglês

1.1 A comprovação de proficiência em língua inglesa será exigida para inscrição em processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto, de acordo com as regras estabelecidas no item II deste regulamento e nos editais de processo seletivo.

1.2 Para inscrição no processo seletivo tanto de Mestrado quanto de Doutorado e Doutorado Direto, será aceito o grau Suficiente emitido pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP na prova aplicada aos candidatos à pós-graduação dos programas do ICB da USP. Candidatos ao mestrado deverão obter grau Suficiente para o nível de mestrado e candidatos para o Doutorado ou Doutorado Direto deverão obter grau Suficiente para o nível de Doutorado. Os Exames de Proficiência TOEFL, IELTS, Cambridge e Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo também poderão ser aceitos em substituição ao exame aplicado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP.

1.3 As notas ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames será divulgada em edital específico de processo seletivo na página do Programa na Internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

1.4 Estão dispensados da comprovação de proficiência os candidatos nativos de país de língua inglesa, assim como candidatos que comprovem formação em curso equivalente ao ensino fundamental, médio ou superior em país que tenha o inglês como primeira língua.

2 – Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

2.1 Não será exigido demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.